Você sabe o que é Memorial Day?

É bastante difundido o fato da cultura americana ser fortemente marcada pela influência militar. Tanto que, dois dos dez feriados nacionais, têm motivações militares. O Memorial Day é o primeiro deles. Acontece na última segunda-feira de maio e homenageia os militares americanos que morreram em combate. Em 2018, o feriado será celebrado no dia 28.

Inicialmente conhecido como Decoration Day, foi criado após a Guerra de Sucessão para celebrar os soldados, da União e os Confederados, mortos na guerra civil entre o Norte e o Sul do país. Após a Segunda Guerra Mundial, a homenagem foi estendida a todos os homens e mulheres que perderam suas vidas no serviço militar e a data teve seu nome alterado para Memorial Day.

Oficialmente são realizados paradas e desfiles, similares aos que fazemos aqui no Brasil, no feriado da Independência, por exemplo. Entre os civis o dia é de relaxamento, sendo marcado pelo encontro entre amigos em um tradicional churrasco americano, com hot dogs, burguers e bandeiras americanas. Algumas pessoas também visitam os cemitérios para enfeitar os túmulos com flores (aqui no Brasil nos lembra Finados, não é?)

O feriado do Memorial Day não tem somente lembranças tristes. A data geralmente marca o início da temporada de férias de verão, o que encoraja as pessoas a fazerem atividades ao ar livre.

O outro feriado militar que lembramos no início desta matéria é o Dia dos Veteranos, comemorado em 11 de novembro, que celebra o serviço de todos os veteranos militares dos EUA.

 

 

Publicado em: 28/05/2018