Acesso ao inglês muda a vida de jovens brasileiros

São pelo menos duas horas entre diferentes modais do transporte público que separam Maiara das aulas de inglês que cursa na Alumni, mas ela não acha que isso é uma dificuldade. Moradora de Francisco Morato, a jovem de 18 anos se considera uma privilegiada pela oportunidade de cursar o inglês na instituição que classifica como uma das melhores. Ela é uma das beneficiadas pelo English Access Microscholarship, um dos programas sociais apoiados pela Alumni, que você conhece agora.

“Saio de tão longe pra vir estudar aqui, porque penso no futuro. Venho de um lugar que ninguém quer estudar, ninguém pensa no futuro, ninguém tem expectativa de coisas boas para a vida e eu quero ser diferente. Quero trilhar meu caminho, quero ter sucesso na minha vida pessoal e mostrar pra minha família do que eu sou capaz, pois eles estão sempre me dando apoio e eu quero retribuir”, descreve a jovem Maiara.

Assim como ela, jovens estudantes de escolas públicas, com idades entre 14 e 18 anos e elevado mérito acadêmico, apesar de escassos recursos financeiros, são selecionados para este programa promovido pelo governo norte-americano, em mais de 85 países. No Brasil, o English Access Microscholarship é realizado desde 2008 e operacionalizado pela Alumni desde seu lançamento em São Paulo, onde já beneficiou 314 pessoas.

O programa consiste na oferta de cursos gratuitos de inglês, com duração de 2 anos, com o objetivo de melhorar as oportunidades de estudo e emprego na vida desses jovens, assim como aumentar a chance de participação futura em projetos de intercâmbio com os EUA.

Aliás, esse é o sonho que move outra jovem do programa, a Ana Julia, de 16 anos, que espera poder estudar fora do Brasil e conhecer vários países. “Acredito que a Alumni me aproxima de realizar esses sonhos, pois o curso não é somente focado nas aulas. Sempre recebemos pessoas de fora do país, que vêm nos contar sobre a cultura, suas carreiras e outros temas relevantes. Esse contato nos ajuda a melhorar nosso inglês para nos comunicarmos com estrangeiros”, explica.

De fato, mais do que aprender inglês, esses estudantes têm a oportunidade de melhorar seu conhecimento cultural. Em aulas dinâmicas e leves, recebem noções de cidadania, meio ambiente, cultura, entre tantos temas atuais. Com frequência, são realizados passeios extra-sala, como estudos do meio, apresentações de teatro e exposições, que também são custeadas pelo programa.

“É gratificante ter a oportunidade de fazer parte da vida deles, mudar a história, o futuro de cada um, uma vez que o mercado é cada vez mais competitivo e dominar o inglês os ajuda a ter condições melhores de trabalho, os equiparando a pessoas com mais condições financeiras”, relata uma das docentes do programa, Profª Márcia Leite, que leciona na Alumni desde 2003 e há 3 anos participa do projeto.

Os estudantes conhecem o programa social por meio de suas escolas, que também indicam os alunos com desempenho acadêmico elevado para ganharem a bolsa de estudos. De Diadema, a estudante Larissa, de 16 anos, reproduz a dificuldade que seria sair da realidade do local onde vive, sem o projeto. “Eu mesma não imaginei que sairia da minha região que é extremamente pobre, pra estudar numa escola como essa, com o inglês de extrema qualidade. Quero agradecer imensamente a oportunidade que me foi dada e pedir aos idealizadores que continuem com esse projeto, pois estão mudando a cabeça e o futuro dos jovens”, agradece.

 

Benefício estendido pela Alumni

O bom aproveitamento das aulas gera ainda mais oportunidades aos estudantes beneficiados pelo English Access Microscholarship. Os melhores alunos ganham, da própria Alumni, uma extensão da gratuidade do curso de inglês por mais um ano. O número de bolsas varia entre 12 e 24 alunos por ano.

Ao final do terceiro ano de estudos, o último integralmente oferecido pela Alumni, os 3 melhores estudantes permanecem com bolsas integrais para seguirem até o nível avançado.

Para a professora da Alumni Luciene Farias Lambert, há 4 anos no projeto, são muitos cases de sucesso entre os estudantes que já passaram pelo English Access Microscholarship. “Alguns estudantes ingressaram em universidades públicas brasileiras, ou em outras universidades que eles tinham o sonho de alcançar. Outros saíram do país como jovens embaixadores, outros conseguiram bons empregos, que proporcionarão uma carreira de sucesso. Porém, mais do que conquistas pessoais, o maior sucesso deste projeto é tornar esses alunos cidadãos ativos em suas comunidades, replicando uma onda de mudanças positivas”, orgulha-se.


Conheça mais sobre os outros Programas Sociais: alumni.org.br/Sobre/Missao

 

 

Publicado em: 25/05/2018